Bolsonaro : Um Caso De Neopopulismo Maligno

R$49,90

ISBN: 9786500514209

Há mais de três anos venho mantendo um blog com o objetivo inicial de comentar e analisar a política doméstica e internacional do Brasil, desde os primórdios da presidência de Jair Bolsonaro (www.guilhon-albuquerque.com). Cedo desisti de analisar a política externa, já que era inexistente neste País, dedicando-me, quase integralmente, a historiar a trajetória de seu governo para o colapso, que considerei previsível desde a transição Temer/Bolsonaro.
Este livro contém todos os blogs postados desde 27 de março de 2019 até agora, com exceção de micro crônicas bem humoradas (Pérolas do dia-a-dia), que, com o tempo, perderam a pertinência e a graça. À guisa de introdução, o leitor encontrará uma análise da conjuntura política do Brasil, que tenta explicar o nexo causal entre a radicalização e a eleição de um aventureiro populista de direita: De volta ao presidencialismo plebiscitário.
Todos os textos estão sendo publicados na íntegra, revisados na forma e corrigidos de erros, sem alteração dos argumentos nem de seu conteúdo analítico. Espero ter proporcionado uma linha do tempo esclarecedora e um filme realista dos tempos trágicos de um mito personificado por uma personagem canhestra e simplória, que talvez nem se tenha dado conta do mal que fez à sua pátria.