Casa, as Mulheres e a Igreja, A

R$47,00

ISBN 978-85-86671-52-4

180 p.

O eixo central que orienta o debate desenvolvido neste livro é a inter-relação entre gênero e religião. Entendemos, como Scott, que “gênero é um elemento constitutivo de relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos, e o gênero é uma forma primeira de significar as relações de poder”. E, como ela, afirmamos que utilizar a categoria gênero em análises sociais, significa rejeitar explicitamente as justificativas biológicas para as desigualdades nas relações sociais entre os sexos.

Se gênero é a forma primeira de significar as relações de poder, nas relações cotidianas as relações de poder, significadas pelo gênero, se desenrolam de distintas formas. Em nossa análise destacamos as implicações de gênero sobre a maternidade a sobre a violência doméstica.

Na primeira parte desse livro, Sandra Duarte analisa como se relacionam religião, no caso o cristianismo, e violência doméstica, chamando a atenção para a construção sócio-religiosa do feminino e suas implicações sobre a violência doméstica.

Na segunda parte, Carolina Teles discute como o gênero aparece na própria forma e como a naturalização da maternidade foi sendo constituída pela cultura Ocidental.