Catolicismo, Mídia e Consumo

R$45,00

ISBN 978-85-66480-87-0

238 p.

O catolicismo e a Igreja Católica, em sua longa e tensa relação com a modernidade e os tempos contemporâneos, têm sido afetados de diversas formas, por vezes violentas. No rastro da longa trajetória histórico-cultural, faz-se necessário dizer catolicismo no plural, catolicismos: romano, medieval, santorial, popular, carismático, conservador, tradicionalista, midiático, carismático, progressista-libertador.

A partir dessa realidade, o argumento do autor se moverá, no primeiro capítulo, em torno dos conceitos de tradição, modernidade, hibridismo, reflexividade, gnose e sistema. No segundo, dirigirá a pesquisa para as mídias eletrônicas, as comunidades virtuais e as formas de sociabilidade no mundo eletrônico construída pelos católicos carismáticos. Finalmente, no terceiro capítulo, apresentará pesquisa feita a partir de festas, espaços ambivalentes, grupos e comunidades católico-carismáticas, bem como outros espaços em que circulam os fiéis e seu imaginário.

Esta obra contribuirá significativamente para a compreensão do movimento de Renovação Carismática no Brasil atualmente.