Coleção Estudos Teológicos

R$149,90

Hermenêutica Bíblica

A interpretação da Bíblia continua sendo um tema polêmico. Marcado por ampla conflitividade tanto no campo eclesiástico, como acadêmico. A pergunta sobre ‘como interpretar a bíblia corretamente’ é repetida à exaustão, e os debates que ela suscita não dão mostras de se encerrar. Novos livros e artigos sobre a hermnêutica e a exegese bíblicas são escritos e publicados constantemente, dando expressão ao caráter polêmico da leitura da Bíblia em nossos tempos. Este livro se insere nesse grande contínuo debate. Consequentemente, não tem a pretensão de encerrar o debate, mas sim, de oferecer outro conjunto de vozes sobre o mesmo e, especialmente, outro olhar a história da interpretação da Bíblia

Método Teológico

Em seu conjunto, os ensaios deste livro apresentam a teologia como um saber em busca de auto-definição, auto-constituição e posicionamento institucional. Eles pressupõem que vivemos em uma época de transição paradigmática e sócio-cultural, transição que desestabiliza a teologia praticada, tanto em sua natureza epistêmica, quanto em sua metodologia, quanto em seu posicionamento nos diversos públicos a que se vincula. Consequentemente, estes ensaios devem ser entendidos como uma proposta, dentre outras igualmente legítimas e não como a resposta aos problemas decorrentes da transição. Constituem uma proposta baseada em três décadas de trabalho pastoral, educacional e acadêmico em distintos ambientes eclesiásticos, educacionais e sociais.

Teologia Pública:

Neste livro o autor se propõe a discutir teologicamente temas da vida pública de sociedades democráticas, especialmente em relação ao atual contexto brasileiro e latino-americano. Estes ensaios possibilitam a entrada dos temos na estrutura comunicacional da esfera pública. Implicam, por outro lado, em convidar praticantes de teologia ao debate público, como mais um tipo de voz que ressoa nas amplas e diversificadas discussões da cidadania democrática.

O propósito desta obra não é, então, definir o terreno da “Teologia Pública”, mas trilhar alguns dos caminhos que a teologia em seu caráter público, deveria percorrer ao cumprir seu propósito primário.

Este livro também realiza outro objetivo – o de lembrar aos praticantes da teologia que esse caráter público que não pode mais ser deixado de lado, subordinado ou negligenciado.