Ética, Justiça e Educação no pensamento de Paul Ricoeur

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O livro de Lúcia Ribeiro traz uma contribuição nova, ao relacionar os temas da pequena ética de Ricoeur ao campo da educação.

Estruturado em três capítulos, aborda no primeiro os pressupostos da ética ricoeuriana, à luz da distinção entre ética e moral e da discussão, na perspectiva do filósofo, da complementaridade entre as éticas teleológicas e as deontológicas, expondo as fontes do pensador francês Aristóteles e Kant. No segundo capítulo, caracteriza a noção ricoeuriana de justiça, mostrando a crítica do pensador a Rawls, bem como sua meditação sobre o agir, a liberdade o amor, assim como como sobre a intenção ética e a moral, o justo e o bom, estabelecendo um grande painel dos conceitos-chave do autor francês.

Finalmente, no terceiro capítulo, assinala a finalidade da educação: a descoberta de si e do outro, a constituição e valorização da identidade e da pessoa, a expressão, pelo sujeito, de suas capacidades: agir, narrar, imputar, ser responsável. Pondo em relevo os laços entre a educação e ética, Lúcia lê de forma original as implicações da filosofia de Ricoeur e aponta novos rumos para a educação, não apenas instruir, mas tornar o educando um homem bom, um bom cidadão.