História Eclesiástica

R$67,00

Eusébio, bispo em Cesaréia, nasceu em cerca de 270 AD e faleceu no ano 339 AD. A data de seu nascimento só pode ser inferida de sua obra, pois narra a perseguição dos cristãos sob Valeriano (258-260), como sendo algo do passado e os eventos seguintes como sendo contemporâneos seus.

Não se sabe onde nasceu, mas passou a maior e mais importante parte de sua vida em Cesaréia, na época a maior cidade romana da Palestina. Era de família desconhecida, mas certamente cristã, como indica o seu nome. Eusébio nada fala de si mesmo em sua obra.

Em 303, começa a última e maior perseguição aos cristãos, durando até 311. Não se sabe em que circunstâncias Eusébio atravessou essa tormenta. Assistiu pessoalmente a martírios em Tiro e na Tebaida (Egito), ele próprio foi preso mas não executado, tendo sido posteriormente acusado de apostasia.

Sua formação teológica foi baseada no estudo da obra de Orígenes. Durante os debates contra o Arianismo, Eusébio foi um dos principais defensores de uma posição mediadora, que procurava manter unificada a indefinição dogmática dos primeiros pais da Igreja. Para a dogmática posterior Ele é suspeito de ser semi-ariano, o que pode ter sido a causa do rápido desaparecimento de muitos de seus escritos.

Sua obra se constitui de livros históricos, apologéticos, de exegese bíblica e doutrinários. Escreveu mais de 120 volumes, a maioria dos quais perdidos, alguns são conhecidos apenas por citações. Dos originais restam nada mais do que fragmentos.