FILOSOFIA E TEOLOGIA REFORMADA

R$49,90

ISBN 978-65-87388-41-0

O público brasileiro tem, aos poucos, tomado conhecimento das ideias e dos movimentos diversos ligados ao chamado neocalvinismo. Foi somente nas últimas duas décadas que algumas obras de grandes expoentes dessa vertente, como Herman Bavinck, Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd, foram traduzidas para o português.
Aguardamos, ainda, a tradução da obra mais importante de Dooyeweerd e de vários escritos de Kuyper e outros autores de relevância, como Klaas Schilder e Dirk Vollenhoven. Há muito que deve ser feito.
Com o aumento da demanda por esse material, tem havido uma explosão de estudos secundários que se incumbem de explicar o sistema de pensamento desses autores. Com efeito, a tradução e publicação dos estudos secundários feitos por J. M. Spier e Roy Clouser ajuda a nutrir o crescente entusiasmo, aqui na nossa terra, pelo neocalvinismo holandês.
Porém, não é muito comum que um autor local se aventure a servir de ponte entre essas obras originais e o público leigo interessado. Quais seriam os motivos? Receio de escrever prematuramente? Medo de interpretar ideias complexas de forma equivocada? Timidez?
Felizmente, Leonardo Balena Queiroz, autor do presente livro, não se deixou vencer por esses possíveis obstáculos. Deve, portanto, ser congratulado pela coragem de apresentar ao público geral o resultado de sua pesquisa