Protestante: uma religião em extinção?

R$59,00

ISBN 9786587388069

273 p.

A religião protestante enfatiza os limites humanos na apreensão da verdade no que tange à revelação de Deus. Apela à reflexão sobre o que os fundadores do protestantismo pensaram, e a partir daí pensar a fé, a fim de torná-la de fato coisa nossa.

A religião protestante é exigente em relação à reflexão cristã: convida ao conhecimento dos limites da linguagem e dos conceitos que construímos, isto porque expressar a fé não é fé. Tal reflexão reconhece que há limites no mistério do encontro com Deus. Por isso, é necessário diferenciar teologia, dogmática e fé. A teologia e a dogmática apresentam a universalidade e a imutabilidade. Já a fé é a expressão no tempo e no espaço daquilo que pertence ao mistério de Deus e da vida.

 

Daí que ser protestante é caminhar na busca sem restrições pelo encontro com Deus. É participar por inteiro, mas reconhecer a prioridade do Espírito neste encontro, que tem por base a liberdade. A liberdade de Deus e a liberdade de cada um, não apenas em termos de vida pessoal e comunitária, mas também no acolhimento da palavra que traz a vida.

 

Donde a pergunta procede: Protestante … esta é uma religião em extinção?