Religião, Política e Democracia – A Sociedade Desencantada de Marcel Gauchet

R$49,90

ISBN 9788592509682

257 p.

O pensamento de Marcel Gauchet sobre a saída da religião é o principal tema desta obra, fruto de longos anos de investigação do cientista da religião e filósofo Henrique Marques Lott. Tive a oportunidade de acompanhar os vários passos do surgimento desta obra, bem como a trajetória acadêmica de seu autor. Neste percurso, testemunho um trabalho sério e competente, cujo resultado o leitor saberá apreciar em “Religião, Política e Democracia: A Sociedade Desencantada de Marcel Gauchet”.
Trata-se de uma obra que traz ao público especializado a oportunidade de encontrar elementos para o debate sobre o papel e o lugar da religião na sociedade contemporânea. Além disso, o público em geral encontrará nesta obra a oportunidade de acessar as linhas gerais do pensamento de um autor atual e instigante. O pensamento de Marcel Gauchet é reconhecido pela sua teoria a respeito do processo de desencantamento do mundo a partir da relação entre religião e política; pela concepção do cristianismo como “a religião da saída da religião”; pelo diagnóstico da situação dos indivíduos modernos seculares e, por fim, sobre como se apresenta o horizonte da coexistência entre democracia, religião e laicidade na atualidade.
Acredito que a contribuição desta obra diz respeito à sua apurada análise da reflexão que, em sua perspectiva própria, faz Gauchet sobre a saída da religião. Também para o francês, como para mim e para Henrique Lott, a religião permanece sob as formas de um para além da religião ou, como diria o teólogo José Maria Vigil, sob as formas pós-religionais.

Prof. Dr. Flávio Senra