Teologia Ciência e Profissão

R$39,00

Este livro constituiu um marco, um registro da superação de uma longa etapa da difícil convivência da velha ciência teológica com a educação superior no Brasil. Além disso, embora de maneira não explícita, sugere outro avanço no estudo científico da religião entre nós: a emancipação científica e acadêmica das ciências da religião. Embora pareça um paradoxo, teologia e ciências da religião, com suas áreas próprias bem definidas, poderão contribuir mutuamente para o avanço teórico e prático do conhecimento da dinâmica do campo religioso brasileiro, assim como do compromisso das instituições religiosas com a sociedade.

Se podemos atribuir o impacto da Teologia da Libertação no mundo acadêmico à situação econômica, política e social da América Latina entre as duas guerras mundiais e o fim da Guerra Fria, agora caberá à universidade dar-lhe validez definitiva.

Ao mesmo tempo em que registram uma etapa, os ensaios aqui contidos, sem dúvida, apontam para caminhos ainda a ser percorridos tendo em vista a notória importância do papel da religião nesta chamada pós-modernidade.