Teologia do Culto: entre o altar e o mundo

R$82,00

Liturgia é força fundamental da fé cristã. É criação do povo de Deus com Deus; é honrar a Deus, ao próximo – quem quer seja esse próximo – e a toda criação. A liturgia sonha com a felicidade de Deus e de todos nós, com mundos e formas mais justas de se viver.

O que este livro quer é ampliar a relação entre a liturgia, a vida e o mundo, mostrar como são possíveis as relações entre a oração e a luta cotidiana; a crença e a ética; a poesia e o canto; a Bíblia, os movimentos do corpo e a vida toda.

Este livro nasceu com o sentimento da eucaristia, da Santa Ceia, que é o sentimento de gratidão. Gratidão pela dádiva da vida de Jaci Maraschin, professor, pastor, liturgista, teólogo, artista, tradutor, editor e pensador tupiniquim que influenciou pelo menos três gerações de pensadores e gente de tantas igrejas no Brasil e por todo o mundo. Esse livro quer honrar o que ele nos ofereceu como dádiva e responder com diversas vozes ao que ele nos deixou.

Entre o altar e o mundo estão nossa fé e nossas amizades; nossas glórias, aleluias e compromissos éticos; nosso canto e nossos sonhos; a água e o nossos batismos; nosso pão e nossas eucaristias, nossas oferendas e esperanças; nossa gratidão, tremores e temores; nossos pedidos de misericórdia e nossos desafios; nosso Deus e nossa vida, cá, lá, acolá, aqui, ali, além!

 

Prof. Dr. Cláudio Carvalhaes